Ideias inovadoras: Invista em qualidade de vida

Ideias inovadoras: invista em qualidade de vida

sebrae_ideias-inovadoras

Entrar na academia está entre as resoluções de Ano Novo de nove a cada dez pessoas. E a busca pelo corpo perfeito aumentou consideravelmente. Em cinco anos, o segmento teve crescimento de 133%. Além da corrida desenfreada pela barriguinha tanquinho, nunca se falou tanto em qualidade de vida como se fala hoje.

Alimentação saudável, prática regular de atividade física e o estímulo necessário para fazer tudo isso sem desistir. Se você está procurando uma ideia inovadora para começar um novo negócio, acabou de encontrar. Não que abrir uma academia seja inovador. Mas agregar atividades para atender às necessidades e desejos do seu público-alvo pode ser o “pontapé” inicial para um negócio de sucesso.

Mas assim como você, muitas pessoas estão investindo no setor. Então, vale fazer uma pesquisa, tanto de mercado para saber se a região que você quer ocupar tem demanda, e interna para saber se você gosta e tem vocação para trabalhar na área.

Dicas para colocar sua ideia inovadora em prática

ideias_inovadoras2

– Para se tornar mais competitivo, é importante dimensionar o conjunto de serviços que serão agregados e avaliar o custo-benefício desses serviços. Veja o que você pode oferecer de diferencial. Pesquise para saber o que as pessoas estão procurando.

– Invista na qualidade do serviço e torne o ambiente agradável. Contratar profissionais atenciosos, respeitosos e interessados pelo cliente e oferecer comodidades adicionais, a exemplo de estacionamento, faz diferença. Lembre-se que o consumidor procura qualidade.

– Procure fidelizar a clientela com ações de pós-venda, como: remessa de cartões de aniversário, comunicação de novos serviços e novos produtos ofertados, contato telefônico lembrando eventos e promoções.

– A presença do proprietário em tempo integral é fundamental para o sucesso do empreendimento. Por isso você tem que gostar da área e dedicar-se integralmente ao trabalho.

– É vital participar de feiras e eventos que reúnam expositores do segmento, a fim também de estabelecer contato com novos fornecedores e práticas.

– Distribua bem os horários para ampliar o alcance do público. Se as academias ao entorno atendem até as 23h. Atenda até meia-noite. Mas não esqueça de ver se há demanda para o horário. Planeje e faça tudo com calma para não perder tempo e dinheiro.

– Ofereça uma boa variedade de modalidades individuais e coletivas para homens e mulheres.

– Inscreva a equipe em eventos esportivos públicos (maratonas, corridas e torneios).

– Avalie a oportunidade de instalar no local loja de roupas e artigos de ginástica, salão de beleza, loja de suplementos, lanchonete, etc.

– Avalie constantemente o benefício de terceirizar serviços (médicos, informática, limpeza) para melhorar a lucratividade.

– Invista com frequência em marketing.

– Mantenha uma programação diversificada para todas as idades.

– Renove a programação pelo menos a cada três meses.

Supervisione adequadamente o trabalho dos professores para assegurar a atenção a todos os alunos democraticamente, evitando a formação das chamadas “panelinhas”.

Firme convênios com escolas, condomínios e empresas, oferecendo demonstração de aulas.

– Mantenha trabalhos voltados para o público de terceira idade.

– Defina uma boa estratégia de preços para conquistar market share sobre os competidores mais caros, observando que qualquer pressão desses concorrentes para baixar os preços pode forçar você a baixar os seus também.

Fonte: http://blogsebrae.com.br/index.php/ideias-inovadoras-invista-em-qualidade-de-vida/

Deixe uma resposta