Novo navegador da Microsoft Edge substituirá o Internet Explorer

Adeus, Internet Explorer. Bem vindo Microsoft Edge!edge-2

É oficial: o novo navegador da Microsoft, conhecido até agora como Project Spartan, se chamará Microsoft Edge. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (29) durante a Build, conferência para desenvolvedores que acontece em San Francisco. O Microsoft Edge substituirá o Internet Explorer e virá como navegador padrão do Windows 10, que será lançado nos próximos meses.

O Microsoft Edge carrega o nome de seu motor de renderização, EdgeHTML. Entre as novidades do navegador estão a integração nativa com a assistente pessoal Cortana; a interface minimalista, que segue a tendência iniciada com o Chrome; e recursos como anotações à mão e modo de leitura.

Pelo menos nos Estados Unidos, a Cortana terá diversas utilidades no Microsoft Edge. Ao digitar “previsão do tempo”, as condições climáticas locais serão exibidas diretamente na barra de endereço. Se você estiver acessando o site de um restaurante, por exemplo, dá até para perguntar à Cortana as instruções para chegar até o endereço desse estabelecimento.

Mas isso será suficiente para convencer usuários de outros navegadores a experimentarem o Microsoft Edge? Não sei, mas a Microsoft pretende facilitar bastante essa migração: o novo navegador suportará extensões portadas do Chrome e Firefox.

Os recursos legados do Internet Explorer, como o suporte aos temidos plugins ActiveX, não serão suportados pelo Microsoft Edge. As empresas que ainda dependem de tecnologias antigas poderão usar o Internet Explorer, que continuará disponível como um navegador secundário no novo sistema operacional.

Navegador Microsoft Edge supera todos os concorrentes em novos testes

Browser consegue superar concorrentes do Google e Apple em testes de benchmark.

O Microsoft Edge, novo navegador do Windows 10, sistema que ainda encontra-se em fase de desenvolvimento tendo lançamento agendado para o segundo semestre deste ano, está, segundo informações postadas no blog oficial da Microsoft para Desenvolvedores, brilhando à frente de seus concorrentes de 64 bits! Testes de benchmark recentes mostram que o browser conseguiu ficar acima do Chrome e Safari em ambos resultados, do Jet Stream (Apple) e Octane 2.0 (Google).

O desempenho superior do Edge deve-se especialmente à implementação do ECMAScript 6, que agiliza ainda mais a interação com o mecanismo JavaScript Chakra. No Windows 10, o compilador JIT Chakra foi otimizado a tal ponto, que a eficiência de funções inline são espelhadas através de arquivos JavaScript – o que faz com que ele possa agilizar notavelmente a execução de scripts deste nível, refletindo em uma navegação mais fluida.

Além do Edge (que será exclusivo do Windows 10) o próprio sucessor do Windows 8.1 parece estar notavelmente mais fluido em diversas máquinas, inclusive, em um dos modelos de MacBook recém-lançados por sua principal concorrente, a Apple, conseguindo inclusive, superar o desempenho de seu sistema nativo, o OS X Yosemite.

Fica cada vez mais claro que o Windows 10 será um divisor de águas para Redmond, e depois que ele estiver sendo comercializado, nós teremos em mãos um sistema muito superior a todas as versões antigas já lançadas do sistema, o que deve instigar seus concorrentes a lançarem algo no mesmo nível, ou se possível, ainda melhor!

Conheça o Microsoft Edge

A mais nova maneira de navegar na Internet. Confira o novo bloco do Microsoft Edge no menu Iniciar e na barra de tarefas. Ou então, basta digitar “Projeto Spartan” na caixa de pesquisa.

Pesquise mais rápido na barra de endereços

d994e224-2518-4301-a1fd-b17cff0f9887_63

Você não precisa acessar um site para procurar imagens de pinguins fofos. Economize tempo e energia fazendo uma pesquisa prática e conveniente na barra de endereços. No mesmo instante, você receberá sugestões de pesquisa, os resultados da Internet, seu histórico de navegação e seus favoritos.

 

Hub: todas as suas coisas em um só lugar

8c9c39f3-c7b7-44cf-91c6-d2a0f1c733e8_85

O Hub é o lugar onde o Microsoft Edge guarda as coisas que você coleta na Internet. Selecione Hub Imagem do ícone do Hub para ver seus favoritos, sua lista de leitura, seu histórico de navegação e seus downloads atuais.

Escreva em páginas da Web

7aa95150-1947-41be-90fa-8561b87338b8_65

O Microsoft Edge é o único navegador que permite que você faça anotações, escreva, rabisque e realce diretamente em páginas da Web. Adicione ingredientes secretos a uma receita diretamente na tela para compartilhar com outros chefs amadores, colabore em um novo projeto com seus colegas de trabalho ou divirta-se com seus filhos – enfim, pinte e borde na Internet. Crie uma Anotação Web Imagem do ícone de Anotação Web para incrementar a página que você está vendo.

Use a Caneta Imagem do ícone da Caneta para escrever com a tela touch ou o mouse, realçar Imagem do ícone de Realçar ou digitar Imagem do ícone de Anotação digitada uma anotação.

Leve suas leituras com você

2e6db04f-6955-42f9-8d2f-f6d08facda8b_80

A lista de leitura oferece um local para você salvar artigos ou outro conteúdo que queira ler mais tarde – talvez no metrô a caminho de casa ou de folga em uma manhã de sábado. Basta selecionar Imagem do ícone de Adicionar à Lista de leitura, Lista de leitura e depois Adicionar. Quando estiver com vontade de ler, acesse o Hub Imagem do ícone do Hub e selecione Lista de leitura Imagem do ícone da Lista de leitura.

Leia com menos distrações

c59856cc-1602-4e68-abac-c9deb997f730_72

Para gerar um layout simples e desimpedido, selecione Imagem do ícone do Modo de exibição de leitura na barra de endereços para ativar o modo de exibição de leitura. Com isso, o conteúdo que você está lendo fica em destaque. Você pode até mudar o estilo do modo de exibição de leitura e o tamanho da fonte de acordo com seu astral: selecione Imagem do ícone de Mais ações e depois Configurações.
Captura de tela de estilos do modo de exibição de leitura

Fontes: tecnoblog.net/bilexpert.com.br/windows.microsoft.com

Deixe uma resposta