‘Oh My Dog’ revolta designers ao oferecer sanduíches como pagamento por trabalho

Segundo o autor de post no Facebook sobre o assunto, o fato é “mais um capítulo vergonhoso da novela mexicana que se tornou o design neste país”

Uma campanha da rede de lanchonetes ‘Oh My Dog’ está gerando revolta de designers, ilustradores, publicitários e demais profissionais do ramo desde a semana passada. Publicada no site da empresa, a postagem convida os “artistas, profissionais ou não,” a enviarem trabalhos para ilustrar as caixas dos produtos. Em troca, as embalagens contariam com o nome, trabalho, perfil e contato do responsável.

ohmydogNo entanto, o mais curioso da história é o pagamento que a empresa oferece em troca das artes. Segundo o post, “o artista receberá R$ 250 para levar os amigos e conferir o trabalho ao vivo”. Ou seja, o pagamento do profissional se resumiria a R$ 250 em sanduíches da marca.

Como não podia deixar de ser, o fato gerou uma certa revolta entre designers, uma vez que a prática não é bem aceita por profissionais do setor, sendo, inclusive, classificada como esmola por boa parte deles.

Segundo o autor do post no Facebook, o fato é “mais um capítulo vergonhoso da novela mexicana que se tornou o Design neste país (sic)”.

“Este novo fiasco deveria se tornar case de publicidade, a ser debatido pelas agências de propaganda, CONAR, Ministério Público Federal e principalmente nas FACULDADES, de onde saem os miseráveis que alimentam este mercado perverso, de empresários metidos a espertos, que querem ganhar sem pagar (sic)”, opinou Montalvo Machado.

Após o fato, a empresa postou uma nota de esclarecimento no Facebook.

“Não encaramos o projeto como um trabalho, até porque o tema é livre e nem um briefing foi criado. Trata-se de uma oportunidade de exposição e cada artista cobra o quanto achar necessário por seu trabalho. Alguns toparam mesmo sem nenhum valor financeiro incluído, outros, só pela ideia de estar na embalagem da nossa empresa, que é muito importante para nós, mas mesmo assim serão gratificados.”, diz a nota do ‘Oh My Dog’.

E você, profissional da administração, o que achou da campanha da empresa? Houve, de fato, uma desvalorização do profissional de design? Deixe sua opinião nos comentários!

Fonte: administradores.com.br

Deixe uma resposta