Seu site é responsivo? Entenda porque deve ser, e as mudanças no Google.

Tudo o que você precisa saber sobre a atuação do algoritmo mobile do Google.

google-mobile-tablet-search

Como muitos sabem no dia 21 de abril de 2015, foi a data escolhido pelo Google para sua nova atualização, referente a mudança dos algoritmos mobile. Essa alteração terá impactos significativos nos resultados das buscas, apesar de não ser o fim do mundo, pode ser a queda do rankeamento de muitos sites.

O que muda com esta alteração do Google?

O que assustou muitos é que normalmente o Google não faz este tipo de anuncio tão especifico para as mudanças em seu algoritmos. As atualizações do Google são muitas vezes voltadas para a prevenção de uso de táticas desleais ou correção de erros.

Em última instância, o objetivo do Google é que os profissionais de marketing entendam as formas orgânicas e eficazes para alavancar os resultados de pesquisas.

Quando essa atualização foi anunciada, um comentário deixou todos receosos, um membro da equipe do Google Trends para webmaster, disse que a atualização deste algoritmo mobile teria um impacto maior do que qualquer outra atualização, como o Panda ou Pinguim. Vale dizer que a atualização afetará todos os sites. Porém, a perspectiva desta mudança é positiva, analisando a forma como as pessoas fazem pesquisas na internet.

Os detalhes da atualização do Algoritmo Mobile do Google

Como o Google anunciou o mobile nos mudou, e por isso devemos tirar proveito desta situação e tirar o máximo de informações que conseguirmos.

“A partir de 21 de abril, estaremos ampliando a nossa utilização do uso mobile como um sinal de ranking. Essa alteração afetará buscas móveis em todas as línguas, em todo o mundo e terá um impacto significativo em nossos resultados de pesquisa. Consequentemente, os usuários terão mais facilidade para chegar até os resultados relevantes, de alta qualidade e, que são otimizados para os seus dispositivos.”

Apesar de todo o alarde e preocupação, a intenção do Google é bem simples:Tudo o que você precisa saber sobre a atuação do algoritmo mobile do Google
Melhorar a experiência do usuário e garantir que ele receba conteúdo de alta qualidade como resultado para suas pesquisas, principalmente quando o conteúdo estiver otimizado para dispositivos moveis.

Se você estava prestando atenção nas mudanças da internet neste último ano, estará mais preparado do que imagina. Seu conteúdo já está mais adaptado e no caminho certo, só falta ter um site responsivo.

O que você precisa fazer

Outra indicação de que esta mudança mobile do Google, não é apenas uma atualização para penalizar os sites, é a forma que estão apresentado a alteração e dizendo o que todos devem fazer.
Junto ao anuncio da mudança existe uma ferramenta de teste para que você possa analisar as normas propostas pelo Google.

Veja o que você precisa fazer agora

1 – Teste seu site:
https://www.google.com/webmasters/tools/mobile-friendly/

O Google criou um teste mobile-friendly que você pode usar para determinar se seu site está preparado ou não para a atualização. O que está claro sobre esta atualização é que é preto no branco; seu site é mobile-friendly ou não é, não há meio termo. O teste só vai examinar a URL exata que você enviar, por isso, se o seu site tem diferentes componentes e tipos de página, certifique-se de analisar todos eles.

Veja o resultado de um teste de mobile-friendly apresenta, após fazer o teste no Google:
inmarket-mobile-google
Como você pode ver, o site da inMarket é mobile-friendly.

Quando analisar um site que não é ainda móvelfriendly, esse é o resultado que teremos:

google-site-nao-mobileEste site foi reprovado no teste de mobile-friendly, mas se este fosse o resultado para o seu site, o Google ainda apresenta o que deve você deve fazer.  Se você construiu o site sozinho, usou um CMS ou teve um terceiro para criar o site, o Google diz o que você precisa fazer para tornar seu site mobile-friendly.

Isso é sobre o futuro

Apesar de existir uma data para esta mudança, a atualização do algoritmo do Google começa a partir de agora, mas temos alguns meses para nos adaptar. O que poderá ocorrer é a perda de trafego para seu site, mas podemos reverter isso fazendo os ajustes necessários.

Mas não deixe isso para depois, quanto antes seu site for mobile-friendly melhor ranqueado ele estará. Ter um site mobile-friendly é fundamental para o sucesso do seu negócio, e o Google está sendo bem direto quanto a isso.

Entre em contato conosco e descubra o que podemos fazer por seu site

Deixe uma resposta